Equipa

Na Quinta do Sampayo, a qualidade, o rigor e o compromisso com a sustentabilidade dos nossos vinhos são resultados da harmonia perfeita entre uma equipa de profissionais dedicados e talentosos. Cada membro dessa orquestra trabalha com paixão e em sinergia para alcançar a excelência em cada garrafa que produzimos. Venha conhecer alguns desses profissionais.

Voltar à Quinta do Sampayo foi muito mais do que apenas satisfazer uma necessidade desconhecida, foi como abrir um livro de memórias e reencontrar pedaços perdidos de mim mesma. Depois de muitos anos de afastamento, foi numa conversa com a minha filha que tomei a decisão de visitar a Quinta. Num misto de emoções contraditórias, viemos ver a adega, as casas dos animais e as vinhas, muitas vinhas.

A felicidade espelhada no rosto dos meus filhos era contagiante, isso fez-nos regressar até que quando dei por mim o caminho para a Quinta já se fazia de olhos fechados.

Tomar uma decisão de dar uma volta completa à minha vida e dedicar-me profissionalmente à Quinta do Sampayo foi uma decisão tomada com o coração e com o apoio da minha família, em especial da minha Mãe que me tem apoiado incansavelmente.

Decidi retomar o projecto do meu Pai, o seu entusiamo e o brilho nos olhos que ele mostrava cada vez que me levava lá, todos os sábados para ver o andamento dos trabalhos, desde a compra de diversos terrenos à volta da Quinta do Sampayo e da Quinta da Caneira, a construção da adega, da nossa casa, as muitas barricas e a plantação das vinhas.

Voltar à Quinta do Sampayo significa honrar a visão do meu Pai e, de alguma forma, continuá-la, à luz da minha própria visão do que a Quinta pode ser, da marca que pode deixar na Região e nos vinhos produzidos.

O engrandecimento da Quinta do Sampayo passa igualmente pelo apoio à comunidade e pelo respeito das tradições, dai que para mim seja fundamental agir com as gentes locais, apoiando-as em iniciativas que melhorem as s suas vidas.

Reconstruir a Quinta do Sampayo tem sido uma missão possível com a ajuda e compreensão dos que me são mais próximos e de uma Equipa de pessoas que nos dão a privilégio de estar connosco neste caminho em que enfrentamos desafios diários, que superamos em conjunto e pelo conjunto. Cada desafio superado é um triunfo que celebramos juntos, reforçando nosso compromisso com o passado, o presente e o futuro desta terra que tanto amamos.

Ana Filipa Macedo

Nasci na encantadora planície de Portalegre, nos anos 70, onde os sabores dos enchidos se misturam com vinhos distintos, que exalam uma dimensão e frescura únicas, características que nos enchem de orgulho na vastidão do Alentejo.

Minha viagem levou-me para Santarém ainda na adolescência, os anos no Liceu tornaram-se fundamentais para o despertar de três grandes paixões: música, viagens e desporto.

A música sempre tocou minha alma, levando-me a estudar guitarra com fervor.

As viagens começaram a moldar minha visão de mundo no Clube de Actividades ao Ar Livre do Liceu de Santarém, onde aventuras de canoagem no Verão e montanhismo no Inverno se tornaram hábito.

Desde os dias de criança até a faculdade, o desporto foi constante na minha vida, competindo como federado primeiro no futebol e depois no rugby, alimentando o espírito competitivo, paixão pelo movimento e a necessidade de pensar em equipa.

No fim do Liceu, veio a indecisão sobre o futuro académico. Optei por desporto, mas os ventos levaram-me para Engenharia Agro-Alimentar, primeiro em Santarém na ESAS e depois em Lisboa no ISA/ISEG, uma escolha que delineou meu caminho até hoje.

Ao longo dos anos de estudo, mergulhei no mundo profissional, estagiando em empresas do sector vinícola para dar conteúdo e sentido material aos ensinamentos da academia e habilidades que ainda hoje me moldam.

Acabada a licenciatura, estive cinco anos na Agroeno, um laboratório de referência em química agrícola, onde absorvi conhecimento um vasto conhecimento em química enológica, componente aromática e prova organoléptica em vinhos.

Viragem para a produção na Encosta do Sobral, levou-me a assumir o cargo de enólogo desde 2008 na região do Tejo. Ao longo de duas décadas, tenho sido também enólogo consultor, deixando minha marca nas regiões do Tejo e Lisboa.

Foi em 2016 que vi nascer o lote mais especial que já criei, a Maria do Carmo, que trouxe mais luz e ainda mais significado à minha vida.

Em 2023, recebi o convite para liderar a produção e criação de vinhos na Quinta do Sampayo, um projecto que visa resgatar a qualidade e dinamismo de uma das principais vinícolas da região. Estou empolgado com o progresso desta nova empreitada e ansioso para ver os frutos deste trabalho florescerem.

Marco Crespo

Por culpa de influências familiares, desde muito cedo me apaixonei pela agricultura e pela vida do campo. A paixão pelas frescas manhãs de primavera e pelos finais de tarde de verão falaram mais alto e cedo traçaram o meu carácter.

Sou amante de desporto, sendo o Rugby o meu desporto de eleição. Fui federado da modalidade ao serviço do Grupo Desportivo de Direito, tendo sido desde 2011 por várias vezes convocado para as camadas jovens da Seleção Nacional de Rugby.

Natural de Loures, zona saloia que abasteceu outrora a região da Grande Lisboa, terra onde conclui o ensino recorrente. Em 2016 mudei-me para Santarém onde frequentei a Licenciatura em Agronomia e de seguida o mestrado em Eng. Agronómica. Em 2020 ingressei no mercado de trabalho e, em 2025, abracei com grande empenho o projeto Quinta do Sampayo, onde desempenho ao momento funções de Responsável Agrícola.

Sou ainda, marido, pai de dois rebentos e agricultor de fim de semana!

Procuro responder às necessidades transmitidas pelas plantas no campo, sempre com base na sustentabilidade ambiental, económica e social, e sempre com o apoio de toda a equipa Quinta do Sampayo.

André Domingos

Scroll to Top